
Mercado
ARTESÃOS E MERCADORES
O mercado é uma fabulosa amálgama de cheiros intensos que vão desde especiarias às carnes acabadas de caçar e colocadas na fogueira, uma rica paleta das cores dos panejamentos e brocados traficados a partir do oriente, do brilho dos metais bélicos ou ornamentais, envoltos pelo som de fundo da época, pontuado por pregões multilingues guardados na memória colectiva.


Mercado
Estalagem
Aqui se saciavam os passantes da fome de pão, vinho e demais necessidades do corpo. As estalagens eram o local de encontro para viajantes e caminhantes, onde se dava largas aos prazeres carnais. Quisera o cavaleiro ou homem honrado uma mulher e logo as mancebas se apresentavam para as pernoitas. Mais comuns nas cidades medievais, estes espaços de descanso ganhavam outras vidas e eram amplamente aceites na sociedade como necessárias às carências.

Mercado
Acampamento dos Hospitalários
Dedicado ao culto cristão e aos seus mistérios, à Fé, como palavra da salvação da alma e do corpo, aqui recorrem todos os desesperados e necessitados da intervenção divina pela mão do Homem. Lugar de grande introspeção e curiosidade. São os homens e Deus, o elo que une o sagrado e o profano. A eles cabe a tarefa de representar a sua graça na Terra. Encomendam as almas a Deus, recebendo os seus temores em confissão, professam a palavra e as bem-aventuranças de Deus Nosso Senhor e tentam converter muito do povo à Fé cristã.



Mercado
Mesteres e Ofícios
A panóplia de profissões nesta época era enorme. A luta pela sobrevivência levava o povo a laborar de sol-a-sol, onde a fome e a escassez de víveres empurrava-os para uma condição de vida miserável…fazia-se de tudo para viver mais um dia. Não havia lugar para os preguiçosos ou mandriões. Aqueles que se desviavam da norma corriam o risco de serem severamente punidos pelos senhores feudais. A servidão era perpétua entre os descendentes do povo. Restava apenas uma minoria de ofícios que tinham privilégios diferentes do restante povo, como por exemplo, o Ferreiro. Este gozava de privilégios que lhe dava liberdade de percorrer o reino, servindo também os vários senhores feudais, nobres e o clero.

Mercado
Acampamento Militar
Armaram-se as tendas, afiam-se as armas, preparam-se os homens: o acampamento das hostes militares do senhor tomou lugar para defender a Vila. Eis que o senhor em devoção combate os infiéis e garante o resguardo das suas terras deste mal que se infiltra. Aqui no acampamento a vida decorre sempre em sobressalto, pois o inimigo espreita a qualquer momento.

