top_preto
TEMA

A Guerra das Rainhas

O Mercado Medieval de Óbidos decorre de 20 a 30 de julho de 2023. Nesta edição traz-nos a disputa entre as rainhas D. Matilde II e D. Beatriz, ambas casadas com D. Afonso III, no que foi o escândalo de bigamia do século XIII.

D. Matilde II, a repudiada, exercia forte influência junto da cúria de Roma e só após a sua morte e o nascimento dos filhos de D. Beatriz, o casamento se tornou reconhecido. Venha viver esta história no Mercado Medieval de Óbidos!

bottom_medio
Tema

A Época Medieval em Terras de Óbidos

No Mercado Medieval de Óbidos, várias serão as experiências que o vão fazer viver todo este enredo Real.
Em 1248, D. Afonso III sucedeu ao curto e conflituoso reinado do seu irmão, o Rei D. Sancho II, após uma revolta apoiada pela sua esposa, D. Matilde II, Condessa de Bolonha, que exercia forte influência junto da cúria de Roma. Após algum tempo de casamento e sem filhos, D. Afonso III repudiou a rainha publicamente e casou-se com Beatriz de Castela. O escândalo levou a intrigas e polémicas, mas a união acabou por ser reconhecida após a morte de D. Matilde e com o nascimento dos filhos de D. Beatriz.
Do repúdio de D. Matilde II ao casamento com D. Beatriz, do mercado e romarias ao banquete real, do convento aos festejos. Descubra tudo o que o Mercado Medieval de Óbidos tem para oferecer.

top_medio
Mercado

Repúdio DeD. Matilde II

Às portas de São Tiago, o Rei Afonso III repudia a sua Rainha. Nesse momento começará um cortejo festivo, divertido, boçal, onde parte dos grupos entram triunfantemente em Óbidos, com carroças, danças e música: são a corte de D. Beatriz de Castela. Afonso toma-lhe a mão e entra no recinto, convidando todos os presentes a fazê-lo também, em direção à Casa da Rainha. Aí dará ordem de despejo a Dona Matilde, instalando a sua adorada. Mas as coisas não ficarão por aí… porque o Arcebispo dará um belo de um raspanete a El Rey.

Mercado

Torneio Das Rainhas

Os cavaleiros do reino dispõem-se a ajudar a dirimir o conflito na Liça: se ganharem os vassalos de D. Matilde II, esta continuará rainha. Mas se vencerem os cavaleiros de Dona Beatriz, o povo terá de aceitar a nova suserana! Isto é um verdadeiro Ordálio de Deus! Para grande espanto, vence nas lides o lado de Dona Beatriz e esta lá deixará escapar ao seu povo que está prenhe. Assim, conquista os corações dos seus súbditos, enquanto Matilde, derrotada e infamada, se retira em vexame para o Mosteiro do Mocharro.

top_medio
Mercado

Casamento Real e Coroação da Rainha

Uma cerimónia com toda a corte presente, para celebrar o matrimónio de Dom Afonso III com Dona Beatriz de Castela. Mas claro está, Dona Matilde não se deixará levar por vencida e também o Arcebispo Dom Geraldo se mostra extremamente desconfiado de tal situação. Só casa o Rei por este lhe ter levantado as armas. O casamento será celebrado numa missa em latim que dará o mote ao Banquete Real, onde os comensais serão convidados d’ El Rey, assistindo ao casamento e participando na boda, juntamente com Suas Majestades e seus buffoons.

bottom_medio
Mercado

Ofícios Religiosos

Contudo, não só a rainha repudiada se opunha ao casamento do rei com D. Beatriz. A Capela do Arcebispo Geraldo é o baluarte de oposição ao Rei, tanto por este ser bígamo, como por não respeitar os privilégios instituídos.
Dedicado ao culto cristão e aos seus mistérios, à Fé, como palavra da salvação da alma e do corpo, aqui recorrem também todos os desesperados e necessitados da intervenção divina pela mão de Deus. Aqui poderá assistir a confissões das almas pecadoras, penitências tendências humorísticas, ou a explicação catequética dos objetos religiosos e dos conteúdos religiosos da Capela Palatina na Praça Real.

top_medio

Praça Real

Os ofícios nobres são de grande relevo no dia-a-dia do reino, são eles que gerem as leis e a justiça régia.
No Mercado Medieval de Óbidos, o Ouvidor do Crime, o magistrado mais elevado da hierarquia portuguesa estará a representar a justiça régia. Cabe-lhe a ele manter a ordem no reino. A sua autoridade é a voz do Rei, exemplar, justo e digno. A acompanhá-lo estará o Meirinho, o magistrado encarregado de aplicar a Justiça e fiscalizar a aplicação da mesma nas terras senhoriais. Ambos serão os mais altos responsáveis pelos Julgamentos e pela leitura das Cartas de Perdão às Rameiras. A Praça é também palanque de festa à abundância dos jograis e dos bobos que apresentam as suas façanhas e o levam do espanto aos passos de danças e às gargalhadas, com o povo em euforia.

bottom_medio

Acampamento Militar e Civil

As tropas de D. Afonso III encontram-se junto à Liça. Armaram-se as tendas, afiaram-se as armas, preparam-se os homens: o acampamento das hostes militares do senhor está a postos para defender a Vila. A vida decorre sempre em sobressalto, pois o inimigo espreita a qualquer momento. Também no acampamento se aprestam os artificies e outros que servem às necessidades das artes da guerra, preparando e mantendo os apetrechos para os homens de armas.

top_medio

Mancebia

Aqui se saciavam os passantes da fome de pão, vinho e demais necessidades do corpo. As estalagens eram o local de encontro para viajantes e caminhantes, onde se dava largas aos prazeres carnais. Quisera o cavaleiro ou homem honrado uma mulher e logo as mancebas se apresentavam para as pernoitas. Mais comuns nas cidades medievais, estes espaços de descanso ganhavam outras vidas e eram amplamente aceites na sociedade como necessárias às carências.

bottom_medio

Ofícios Civis

A luta pela sobrevivência levava o povo a laborar de sol-a-sol, a fome e a escassez de víveres empurrava-os para uma condição de vida miserável. Fazia-se de tudo para viver mais um dia. A servidão era perpétua entre os descendentes do povo. Restava apenas uma minoria de ofícios que tinham privilégios diferentes do restante povo.
Jerumelo, ferreiro de mãos hábeis, forja o ferro desde o irromper dos primeiros raios de sol na sua oficina que estará aberta aos visitantes. A sua arte é fundamental para a continuidade dos trabalhos dos restantes ofícios, é ele que faz muitas das ferramentas e ferragens para outros mestres.
O Mestre Gilde desde muito cedo foi manifestando talento e engenho tanto na carpintaria e marcenaria, onde até trabalha como santeiro, até à Olaria, Cantaria, Cestaria, ferrarias, entre outras. A excelência nestes mesteirais em Portugal tem um nome, e é Manuel Gilde.

top_medio

Inferno de Dante

Um espetáculo inspirado no Inferno de Dante, com momentos de fogo e uma mística negra e macabra tão intrinsecamente ligada ao inconsciente coletivo em relação à Idade Média. Todos os dias, ao cerrar da noite o Mercado Medieval de Óbidos trará um espetáculo destinado apenas aos mais corajosos.
O inferno é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Esta organização foi baseada na teoria medieval de que o universo era formado por círculos concêntricos. O inferno foi criado pela queda de Lúcifer do Céu. Lúcifer teria caído em Jerusalém, a Terra Santa, portanto, ali está o Portal do Inferno. O inferno torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves.

bottom_medio

Falcoaria

Abrem-se as asas do predador. A presa já está na sua mira. No silêncio que se faz subitamente, o pequeno animal nem repara que passou a ser divertimento para o Senhor a que serve o falcão. Ei-lo, pois, a depositar a prenda junto aos pés de El Rey. Como não pudera faltar nos rituais de festa pelo Casamento de Suas Majestades, a arte da Falcoaria ou Cetraria está presente no Mercado Medieval de Óbidos.
A caça é o mais adorado jogo de Reis e Senhores e é entretenimento que não pode faltar na Idade Média, sendo a distração predileta da nobreza e do próprio Rei. Os nobres tinham os seus falcões treinados pelos falcoeiros para caçar aves e pequenos animais. Os homens caçavam no campo em torno dos castelos, nas florestas e nos matagais.

top_medio

Regatões

Óbidos foi, desde sempre, o local privilegiado para se fazerem as transações de bens e serviços. É o lugar onde os dias e noites não têm fim. Assim que o sol nasce começa um frenesim de pregões que ecoam por entre as muralhas da Vila, acabando por acordar o povo. Os mercadores que ali pernoitaram para arrebanhar o melhor local de venda veem-se agora obrigados a lutar com aqueles que acabam de chegar. No ar sente-se os cheiros e aromas frescos. É altura de começar a mercar em mais um mercado do Reino de Portugal!

barra-de-logotipos-MM

Todos os direitos reservados @ Município de Óbidos

Translate »