Sociedade Musical e Recreativa Obidense

A SMRO adoptou várias designações ao longo de mais de dois séculos de existência, desconhecendo-se com rigor a data da sua fundação.

Nos registos mais antigos sobressai a participação, juntamente com a Banda Filarmónica de Lisboa, entre 1885 e 1897, em diversos eventos com o patrocínio do município daquela cidade, tendo obtido grande sucesso. Sabe-se também que em 1926 a Filarmónica Obidense fez um concerto musical em Sintra tendo recebido os melhores elogios da época.

Atualmente a SMRO, para além da estrutura da Banda Filarmónica, conta com mais duas estruturas musicais de relevo: a Orquestra Ligeira de Óbidos e a Orquestra Juvenil da SMRO.

A Banda da SMRO participa regularmente nos eventos culturais do concelho de Óbidos e da região Oeste, sendo uma referência cultural do concelho. O trabalho desenvolvido, nos últimos anos por esta estrutura da SMRO, tem levado que a mesma expanda o seu âmbito de atuações, quer a nível nacional quer a nível internacional, contando com participações em festivais de música em Espanha e Itália.

Na base de desenvolvimento e sustentação das estruturas musicais acima referidas está a escola de música da SMRO que, neste momento, conta com cerca de 40 alunos e com professores especialistas nos diferentes naipes que compõem a Banda. Esta aposta na formação musical inicial dos jovens tem vindo a dar os seus frutos no desenvolvimento qualitativo das diferentes estruturas da SMRO.

Neste momento a SMRO procura cimentar a sua posição de instituição de referência na formação social e musical no concelho de Óbidos e região Oeste, apostando na qualidade de ensino e oferta de desafios musicais diversificados aos seus executantes, que permitam, cada vez mais, dar a conhecer, nos diferentes contextos, a SMRO, Óbidos e Portugal. Desde o ano de 2002, participa no Mercado Medieval de Óbidos para angariar fundos para que a música não deixe de existir nas vidas das gentes destas terras.

Iguarias: Sopa de Peixe, Sopa da Pedra, Empadas, Morcela, Codorniz

Voltar
2018-07-11T15:39:28+00:00