União Filarmónica de A-Da-Gorda
A história da UFA, tem fascinado gerações ao longo dos tempos, não só pelo facto de ser responsável pelo desenvolvimento desta pequena aldeia do oeste estremenho, mas também por ser de forma inequívoca “um sonho” tornado realidade.

Tinha o ano de 1949 apenas seis dias quando 19 músicos oriundos da Banda Filarmónica de Óbidos decidiram fundar uma banda que representasse a sua terra. Assim nasceu a União Filarmónica de A-Da-Gorda. Foi madrinha da Banda a Sociedade Filarmónica União e Progresso de Abrigada, que testemunhou a alegria e orgulho de todos os Dagordenses por terem a sua banda. A partir dessa data, a Banda manteve-se ativa até hoje sem qualquer interrupção, animando festas e outras iniciativas. Participou em numerosos festivais, encontros e intercâmbios com outras bandas. Em 1997 a União Filarmónica de A-Da-Gorda participou na gravação de um trabalho discográfico comemorativo dos 850 anos da Vila de Óbidos. Em 2000, gravou o seu primeiro CD ao vivo na Casa da Música em Óbidos. 
Atualmente a UFA conta com cerca de 60 elementos, na sua maioria jovens oriundos da sua escola de música, que se mantém em funcionamento há já vários anos. Esta escola conta com 3 professores e cerca de 40 alunos. As aulas são gratuitas e estão abertas a quem gosta e quer aprender música. Com a mudança dos tempos, não é fácil prever o futuro de um projeto deste género, mas o passado e o presente são motivo de orgulho e razão suficiente para se querer um amanhã melhor.

Iguarias: Espetadas da Arraia Miúda, Bacalhau com Migas e Pão

Voltar
2018-07-11T15:34:38+00:00